sexta-feira, 8 de junho de 2007

Auto-avaliação


Durante o desenvolvimento desta disciplina, tive a oportunidade de ampliar meus conhecimentos no que diz respeito ao uso de blogs como ferramenta auxiliar para o fazer pedagógico.
Aprendi a utilizar o Bloglines, descobri o que significa o RSS, enfim conheci outras possibilidades de "administrar" um blog.
Gostei muito de cursar esta disciplina, mas acredito que ela poderia fazer parte das obrigatórias com uma carga horária maior; assim, mais pessoas poderiam conhecer sobre esta dinâmica que tanto favorece a aprendizagem a partir de princípios de interação e autoria, como também teríamos um tempo maior para experimentar tantas possibilidades.
Quanto a minha participação, penso que "faltei" na atividade colaborativa, pois perdi-me nos prazos e depois acabei ficando um pouco deslocada na realização das atividades.
A oficina possibilitou-me ter contatos com colegas maravilhosas e sabedoras de blog. Aprendi bastante, revi alguns detalhes da linguagem de html e percebi o quanto ainda tenho para aprender, pois as mudanças são constantes e novidades surgem a todo momento.
Certamente, muito do que conheci aqui, irei aproveitar no meu trabalho. Foi um prazer cursar esta disciplina.
Até mais!!!

quinta-feira, 7 de junho de 2007

Mapas Interativos

Atualmente, temos a nossa disposição muitos recursos que favorecem a interação entre o sujeito e o objeto de aprendizagem. Neste sentido, a Internet nos propicia a utilização de mapas interativos, por exemplo, onde o usuário não tem a penas uma representação estática de um determinado lugar; é possível perceber fenômenos e características mais próximas da realidade.

Além disso, permite que o usuário selecione quais aspectos e informações deseja conhecer e/ou explorar primeiro. Em suma, o uso de mapas interativos na Educação é mais uma forma de desenvolver aulas mais dinâmicas e que favoreçam o entendimento de nossos alunos.
Afinal de contas, o mapa interativo é uma imagem com vários pontos de acesso e links, onde o usuário decide qual quer acessar primeiro. O usuário pode alterar ou “ajustar” à sua visão de realidade, interagindo quando e quantas vezes quiser ... não é o máximo?!

Encontrei alguns mapas interativos bem interessantes:


  • IBGE: É um mapa-múndi interativo com informações demográficas, econômicas e geográficas dos 192 países reconhecidos pela ONU.
  • Brasil: Apresenta limites, mede distância entre dois ou mais pontos clicados no mapa, insere gráficos, permite adicionar textos, busca dados na Wikipédia, no Scielo, mostra limites políticos, entre outros.

Correndo atrás da máquina ...






Olá, professores e colegas!!!


Tive alguns contratempos e não consegui participar ativamente da tarefa coletiva; entretanto, colocarei aqui, mesmo que com atraso, outras descobertas.