quinta-feira, 7 de junho de 2007

Mapas Interativos

Atualmente, temos a nossa disposição muitos recursos que favorecem a interação entre o sujeito e o objeto de aprendizagem. Neste sentido, a Internet nos propicia a utilização de mapas interativos, por exemplo, onde o usuário não tem a penas uma representação estática de um determinado lugar; é possível perceber fenômenos e características mais próximas da realidade.

Além disso, permite que o usuário selecione quais aspectos e informações deseja conhecer e/ou explorar primeiro. Em suma, o uso de mapas interativos na Educação é mais uma forma de desenvolver aulas mais dinâmicas e que favoreçam o entendimento de nossos alunos.
Afinal de contas, o mapa interativo é uma imagem com vários pontos de acesso e links, onde o usuário decide qual quer acessar primeiro. O usuário pode alterar ou “ajustar” à sua visão de realidade, interagindo quando e quantas vezes quiser ... não é o máximo?!

Encontrei alguns mapas interativos bem interessantes:


  • IBGE: É um mapa-múndi interativo com informações demográficas, econômicas e geográficas dos 192 países reconhecidos pela ONU.
  • Brasil: Apresenta limites, mede distância entre dois ou mais pontos clicados no mapa, insere gráficos, permite adicionar textos, busca dados na Wikipédia, no Scielo, mostra limites políticos, entre outros.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial